Atividades 7º ano

Atividades para 7ºano 

Sejam bem vindos !!



Gênero Narrativa de Aventura

Texto 1

A narrativa que você lerá foi escrita por Laura Bergallo e pertence ao livro “A criatura”, publicado em 2005. Na obra, são explorados alguns conflitos. No capítulo selecionado, você conhecerá uma personagem que enfrenta muitos desafios e muitas aventuras em cenários cada vez mais presentes no dia-a-dia de muitos jovens.

A criatura
           
            A tempestade tornava a noite ainda mais escura e assustadora. Raios riscavam o céu de chumbo e a luz azulada dos relâmpagos iluminava o vale solitário, penetrando entre as árvores da floresta espessa. Os trovões retumbavam como súbitos tiros de canhão, interrompendo o silêncio do cenário [...].
            Alimentadas pela chuva insistente, as águas do rio começavam a subir e a invadir as margens, carregando tudo o que encontravam no caminho. Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza, enquanto o rio se misturava ao resto como se tudo fosse uma coisa só. Mas algo... ou alguém... ainda resistia.
            Agarrado desesperadamente a um tronco grosso que as águas levavam rio abaixo, um garoto exausto  e ferido lutava para se manter consciente e ter alguma chance de sobreviver. Volta e meia seus braços escorregavam e ele quase afundava, mas logo ganhava novas forças, erguia a cabeça e tentava inutilmente dirigir o tronco para uma das margens.
            De repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a ouvir um barulho inquietante1, que ficava mais e mais próximo. Uma fumaça esquisita se erguia à frente, e ele então compreendeu: era uma cachoeira! [...]
            Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante, que seguiu seu caminho até a beira do precipício e nele mergulhou descontrolado.
            A tempestade prosseguia e cegava o garoto, o rio continuava seu curso feroz e a cachoeira rosnavabem perto de onde ele estava. De repente, percebeu que a distância entre uma das margens e o galho em que se pendurava talvez pudesse ser vencida com um pulo. Deu um jeito de se livrar da camisa molhada, que colava em seu corpo e tolhiaseus movimentos. Respirou fundo para tomar coragem.
            Se errasse o pulo, seria engolido pela queda-d’água... mas, se acertasse, estaria a salvo. Viu que não tinha outra saída e resolveu tentar. Tomou impulso e [...] conseguiu alcançar a margem. [...]
            Ficou de pé meio vacilantee examinou o lugar em torno, tentando decidir para que lado ir. Foi quando ouviu um rugido horrível, que parecia vir de bem perto. Correu para o lado oposto, mas não foi longe. Logo se viu encurraladoem frente a um penhasco gigantesco, que barrava sua passagem. O rugido se aproximava cada vez mais.
            Estava sem saída. De um lado, o penhasco intransponível; de outro, uma fera esfomeada que o cercava pronta para atacar. Então, viu um buraco no paredão de pedra e se meteu dentro dele com rapidez. A fera o seguiu até a entrada da caverna, mas foi surpreendida. Com uma pedra grande que achou na porta da gruta, o garoto golpeou a cabeça do animal com toda a força que pôde e a fera cambaleou  até cair, desacordada.
            Já fora da caverna, ele examinou o penhasco que teria que atravessar antes que o bicho voltasse a si. [...]
            Foi quando uma águia enorme passou voando bem baixo e o garoto a agarrou pelos pés, alçando vôo com ela. Vendo-se no ar, olhou para baixo, horrorizado. Se caísse, não ia sobrar pedaço. Segurou com firmeza as compridas garras do pássaro e atravessou para o outro lado do penhasco.
            O outro lado tinha um cenário muito diferente. Para começar, era dia, e o sol brilhava num céu sem nuvens sobre uma pista de corrida cheia de obstáculos, onde se posicionavam motocicletas devidamente montadas por pilotos de macacão e capacete, em posição de largada. Apenas em uma das motos não havia ninguém.
A águia deu um voo rasante sobre a pista, e o garoto se soltou quando ela passava bem em cima da moto desocupada. Assim que ele caiu montado, foi dado o sinal de largada.
            As motos aceleraram ruidosamente e partiram em disparada, enfrentando obstáculos como rampas, buracos e lamaçais. O páreo era duro, mas a motocicleta do garoto era uma das mais velozes. Logo tomou a dianteira, seguida de perto por uma moto preta reluzente, conduzida por um piloto de aparência soturna. [...]
Inclinando o corpo um pouco mais, o garoto conseguiu acelerar sua moto e aumentou a distância entre ele e o segundo colocado. Mas o piloto misterioso tinha uma carta na manga: num golpe rápido, fez sua moto chegar por trás e, com um movimento preciso, deu uma espécie de rasteira na moto do garoto.
            A motocicleta derrapou e caiu, rolando estrondosamente pelo chão da pista e levantando uma nuvem de poeira. O garoto rolou com ela e ambos se chocaram com violência contra uma montanha de terra, um dos últimos obstáculos antes da chegada.
A moto negra ganhou a corrida, sob os aplausos da multidão excitada7, e o garoto ficou desmaiado no chão.
            Com um sorriso vitorioso, Eugênio viu aparecer na tela as palavras FIM DE JOGO. Soltou o joystick e limpou na bermuda o suor da mão. [...]

Laura Bergallo. A criatura. São Paulo: SM, 2005. p. 37-44.
LEITURA 2 Romance de aventura

Estudo do Vocabulário

1) Relacione cada palavra da coluna da esquerda com seu significado, na coluna da direita. Consulte o dicionário.
A – instransponível
(   ) vôo muito próximo ao solo
B – páreo
(   ) que não pode atravessar, não pode ultrapassar
C – rasante
(   ) fazer eco
D – retumbar
(   ) assustador
E – ruidosamente
(   ) competição, disputa
F – soturno
(   ) barulhento

Estudo do Texto

1) Os textos de aventura costumam ter protagonistas. Personagem principal da história, quem vivencia muitas aventuras e precisa enfrentar conflitos. Em sua opinião, quem é o protagonista do texto? Argumente.

2) Assinale quais descrevem os problemas causados pela insistente chuva?

(   ) As águas do rio começavam a subir e a invadir as margens.
(   ) Como não havia árvores, o terreno desmoronava e aumentava a erosão.
(   ) Doenças eram transmitidas para a população daquele local.
(    ) Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza.

3) Os textos podem ser narrados de duas formas diferentes.

“ Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante” ( 3ª pessoa)

“Num pulo desesperado, agarrei o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltei o tronco flutuante” (1ª pessoa)

Quando um texto está narrado em 3ª pessoa, o narrador é conhecido como:
Agora, se o texto for narrado em 1ª pessoa, no narrador é conhecido como narrador:

a) Observe a frase abaixo, retirada do texto:

“ Ficou de pé meio vacilante e examinou o lugar. Foi quando ouviu um rugido horrível.”
A frase acima está escrita em narrador:

(  ) personagem
(  ) observador

4) O menino vivencia dois cenários diferentes ao longo de seu jogo. Coloque:

1 - para descrições do primeiro cenário.

2 – para descrições do cenário que chega após voar com uma águia.

(   ) Havia muito barulho pela proximidade da cachoeira.
(   ) O rio tinha um curso feroz.
(   ) O sol brilhava.
(   ) Havia barulho de motores.
(   ) A noite ficava ainda mais escura com a tempestade.
(    ) Era um dia sem nuvens no céu.
A caracterização do espaço contribui para a criação do enredo da narrativa de aventura.

ANOTE

O enredo de uma narrativa de aventura é composto das ações das personagens, organizadas em uma sequência de situações.
Essas narrativas, em geral, apresentam a seguinte estrutura.

• Apresentação ou situação inicial: os espaços e as personagens são apresentados em uma situação que pode ser de equilíbrio ou de tensão.

•Conflito: início e descrição dos problemas que as personagens principais serão envolvidas.

• Ações das personagens: são motivadas pela complicação e pelos objetivos das personagens.

• Desfecho ou resolução: ocorre quando a complicação é solucionada.

• Situação final: uma nova situação é estabelecida.

5.  Releia :

" Alimentadas pela chuva insistente, as águas do rio começavam a subir e a invadir as margens carregando tudo o que encontravam no caminho.. Barrancos despencavdm e árvores eram arrancadas pela força da correnteza, enquanto o rio se misturava ao resto como se tudo fosse uma coisa só."

Que impressões sobre o tempo, essa descrição detalhada provoca no leitor?

Nas narrativas de aventura, o suspense prende o leitor ao texto, e a caracterização do espaço pode contribuir para isso.

6.  Releia.

“De repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a ouvir um barulho inquietante, que ficava mais e mais próximo. Uma fumaça esquisita se erguia à frente, e ele então compreendeu: era uma cachoeira! [...]”
Quais informações descritas no texto acima antecipam ao leitor que algo ameaçador se aproxima?

(    ) O barulho inquietante.
(    ) O animal horrível.
(    ) A fumaça esquisita.
(    ) A cachoeira.

7.  No trecho “limpou na bermuda o suor da mão”, o autor quis passar ao leitor a impressão que o jogador estava:

(   ) com calor pelo dia quente.
(   ) tenso pelo jogo.
(   )preocupado com o fim do jogo..
(   ) feliz pela vitória.

8.  Numere os acontecimentos na ordem que aconteceram na história.

(   ) O animal foi golpeado na cabeça com toda força.
(   ) A águia foi agarrada pelos pés.
(   ) Era uma forte tempestade numa noite assustadora.
(   ) Depois de um impulso, a margem foi alcançada.
(   ) Agarrou-se num tronco grosso.
(   ) Depois de dada a partida, todos aceleraram e enfrentaram obstáculos.
(   ) Para fugir da queda, agarrou-e em um ramos de árvore que ainda estava em pé.

Texto 2

            Muitos autores escreveram obras de ficção científica, com temas como naves espaciais, planetas, viagem no tempo ou ao centro da Terra. Leia o que um autor escreveu sobre uma reunião de planetas... quando Plutão ainda era considerado um planeta!
            É importante informar que a obra foi escrita antes de 2006. Ano em que, a União Astronômica Internacional redefiniu alguns critérios para classificar os plantas. E desde então, Plutão deixou de ser classificado como tal.

ENCONTRO DE EXTREMOS

            Foi uma viagem e tanto. Mercúrio percorreu rapidamente os quase cinco bilhões de quilômetros que o separam de Plutão. Isso sem olhar para trás, a uma velocidade de cento e oitenta mil quilômetros por hora (eu disse “cento e oitenta mil quilômetros por hora!”), e sem parar, nem para um xixizinho. Foram mais de mil dias de viagem incrível através do Sistema Solar. Ele levava na mala o que ainda era um mistério para os planetas – documentos secretíssimos falando de coisas estranhas e perigosas que estavam acontecendo no planeta Terra.
            Assim que entrou na órbita de Plutão, Mercúrio olhou para trás. Lá longe está o Sol. Já não lhe parecida aquele gigante em chamas que o impressionava. Mesmo assim, era a estrela mais brilhante que ele podia ver daquele ponto do Universo.
Você já deve ter percebido que esta é uma história de planetas. Para eles, as coisas se passam de maneira um pouco diferente do que para nós. Por exemplo: quando eu disse que a viagem de Mercúrio até Plutão foi rápida, quis dizer que foi rápida para um planeta. Mais de mil dias é um tempo grande para a gente, mas é pequeno para os planetas, pois eles podem viver bilhões de anos.
            Outra coisa diferente nesta história é que o que é mistério para os personagens (os planetas) pode não ser mistério para nós. É possível que você saiba quais as coisas estranhas e perigosas que se passam na Terra. Entretanto, pode ser que não se lembre. Nesse caso, este livro há de refrescar sua memória.
            Mas voltemos a Mercúrio. Como você deve ter aprendido, trata-se do planeta mais próximo do Sol. Por isso, os gases flamejantesquase encostam nele. Lá, a temperatura é tão alta durante o dia que, se houvesse chumbo em sua superfície, derreteria, formando rios e mares metálicos. Mas, para ser sincero, até que Mercúrio gosta desse calorzinho. Ainda mais que, à noite, a temperatura cai para – 170º C e ele se congela.
            Nosso herói estava muito longe de casa. Fazia frio e a temperatura, próxima de zero absoluto (que é frio mais de todos os frios), era insuportável. Para Mercúrio, significava resfriado na certa. Acontece que o seu cargo de mensageiro dos planetas o obriga a cumprir as mais perigosas missões, e não seria um simples resfriado que o impediria de cumprir mais essa.
            Além do mais, resfriado não é novidade. Por causa de seus dias muito compridos e da atmosfera muito rarefeita2, que não espalha bem o calor, os dias de Mercúrio são quentíssimos, e as noites, friíssimas. Por isso, mesmo quando descansa em sua órbita, ele vive às voltas com febre, calafrios, nariz escorrendo etc. Coisas que quem já teve gripe sabe como são: a gente quer brincar, nadar ou tomar um sorvete e não pode. No caso de Mercúrio é ainda pior, porque ele tem alergia a poeira cósmica, o que sempre vira bronquite. Aí, só com inalação de vento solar.
            ― Ô de casa! A-a-atchim! – Pronto, estava resfriado. ― Ô de casa! ― repetiu.
Nada.
            “Por onde anda Plutão?”, perguntou-se.
            Já que Plutão não estava, até pensou em dar uma olhada além das fronteiras do Sistema Solar. A curiosidade era grande. Mas não se atreveu porque lembrou do que tinha acontecido a Netuno. Se um planeta poderoso como Netuno fora tão terrivelmente afetado, o que aconteceria a ele, o pobre
mensageiro dos planetas?
            De repente, tudo escureceu. Alguém ou alguma coisa passou em frente ao Sol provocando um eclipse total. Mercúrio entrou em pânico. Tinha que fugir rapidamente. Mas para onde? Não via nada. Súbito3, um bafo gelado em seus ouvidos arrepiou-lhe todos os meridianos.
            ― Ei, rapaz... Aonde vai com tanta pressa... Cuidado... Vê se olha por onde anda...
            Mercúrio se virou e notou um fraco mas ameaçador brilho esbranquiçado se aproximando. Era Plutão que sorria horrivelmente, mostrando dentes pontiagudos de metano congelado. O mensageiro tremeu nas bases.  (...)

Marcelo R. L. Oliveira, Reunião dos Planetas. Editora Companhia das Letrinhas, 2006.


Estudo do Texto

O texto “Encontro de extremos” é um conto, com narrador e personagens. Há informações que correspondem à realidade e outras que foram recriadas pelo autor.

1.  Esse “encontro” poderia dar-se na realidade? Por quê?
2.  Como é o narrador dessa história?

a) Assinale a afirmativa correta.

(   ) O narrador observa o que acontece com o planeta Mercúrio sem participar da história.

(   ) O narrador é um dos personagens da história.

b) Portanto, qual o tipo de narrador dessa história?

3.  “Você já deve ter percebido que esta é uma história de planetas. Para eles, as coisas se passam de maneira um pouco diferente do que para nós.”

a) A quem o narrador se dirige neste trecho?


4.  “Foi uma viagem e tanto. Mercúrio percorreu rapidamente os quase cinco bilhões de quilômetros que o separam de Plutão. Isso sem olhar para trás, a uma velocidade de cento e oitenta mil quilômetros por hora.”

O motivo da viagem foi:

(   ) levar documentos secretos relatando coisas estranhas sobre a Terra.
(   ) encontrar Plutão, planeta distante do Sol e trocar informações sobre as temperaturas que vivenciavam..
(   ) fugir dos raios flamejantes do Sol, estava buscando temperaturas mais calmas para viver.
(   ) dar uma olhada

5.  Na sua opinião, quais seriam as coisas estranhas e misteriosas que se passam na Terra? Argumente.


6.  Qual a possível consequência de passar por temperaturas frias, segundo o texto?




Domingo, 26 de Agosto de 2012

Poderoso Tufão Bolaven chega ao Japão e a tempestade tropical Isaac à Flórida






Tufão Bolaven, observado pelo satélite Terra da NASA, movendo-se no Mar das Filipinas, em 24 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

Em 24 de Agosto de 2012, pelas 2:40 UTC, o satélite Terra da NASA observou o Tufão Bolaven e captou uma imagem da tempestade, onde é claramente visível um olho. Imagens de infravermelhos do satélite Aqua mostram também um olho bem definido, com uma banda de trovoadas fortes.
O olho do Tufão Bolaven tornou-se evidente enquanto a tempestade se intensificou para um furacão categoria quatro, de acordo com a escala de Saffir-Simpson. O centro do Bolaven estará perto da ilha japonesa de Okinawa, no domingo, 26 de Agosto, por indicação do centro Joint Typhoon Warning Center.
Um tufão de categoria quatro tem ventos máximos entre 209 e 251 quilómetros por hora. Para esta categoria, a escala de Saffir-Simpson prevê danos catastróficos, como danos graves em construções, mesmo que sejam bem construídas. A maioria das árvores tomba ou é arrancada e os postes de energia são derrubados, o que poderá isolar áreas residenciais. A falta de energia irá durar semanas, possivelmente meses. A maior parte da área ficará inabitável durante semanas ou meses.
No fim desta manhã de domingo (26 de Agosto), o poderoso Bolaven com cerca de 666,7 Km de largura, localiza-se a cerca de 200 Km de Okinawa, movendo-se a 17 Km/h e provocando grande agitação no mar, com ondas de 14,3 metros.
Embora o centro do furacão passe Okinawa, mais tarde neste domingo, o mau tempo já se fez sentir na região desde ontem (25 de Agosto) - atendendo à grande dimensão do furacão - com trovoadas e rajadas de vento forte a aumentar de intensidade.
Na segunda-feira (27 de Agosto), Bolaven afasta-se para o nordeste, e as condições devem melhorar. Meteorologistas do Centro Joint Typhoon Warning esperam que o Tufão Bolaven possa atingir terra firme em qualquer parte do nordeste da China ou Coréia do Norte, na próxima semana.



Tempestade tropical Isaac captada pelo satélite NOAA GOES-13, no domingo, 26 de Agosto às 9:45 am EDT. As nuvens de Isaac vão de Cuba até ao norte da Flórida - Crédito: NASA GOES Projeto

Entretanto, a tempestade tropical Isaac, no Oceano Atlântico, passou por Cuba sem causar grandes danos e dirige-se para a costa da Flórida, nos Estados Unidos. Mas ao atravessar o Haiti, os ventos fortes de Isaac provocaram a destruição de casas e áreas agrícolas, deixando seis mortos e obrigando a evacuar milhares de pessoas para refúgios.
Isaac deve intensificar neste domingo, à medida que se aproxima da região de Florida Keys e espera-se que entre no Golfo do México já como furacão, o que pôs em alerta grande parte do litoral sul dos Estados Unidos, inclusive Nova Orleans (Louisiana), cidade arrasada pelo furacão "Katrina" em 29 de Agosto de 2005.
Além de grande precipitação, hoje (26 de Agosto) são esperadas condições de furacão nas áreas de alerta de furacão, no sudoeste da Flórida e das Florida Keys. Também podem surgir tornados isolados, que são sempre uma possibilidade quando um ciclone tropical se move sobre a terra.
A aproximação da tempestade tropical Isaac da Florida já fez adiar o lançamento das sondas gémeas Radiation Belt Storm Probes (RBSP) da NASA, que vão estudar a perigosa radiação dos Cinturões Van Allen, que envolvem o nosso planeta.
Fonte: NASA




01)  Escreva o que entendeu do video.





                               

                       

02)                                                     GOVERNAR

Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
                                (Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)

Após a leitura do texto, responda às questões:
2.1    Quais são as personagens da narração?
2.2    Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?
2.3   O que eles resolveram fazer?
2.4    Por que o Presidente foi deposto?
2.5    Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
2.6 Que outro título você daria ao texto?
2.7 Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
2.8 Justifique sua resposta à questão 7.
2.9Se você fosse Prefeito da sua cidade, o que faria para beneficiar as pessoas que moram nela?

29 comentários:

  1. Boa tarde , gostaria de saber quem é o protagonista do texto 1.

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  2. Oi! Por favor pode solicitar-me o gabarito? Agradeço.
    PRECISO URGENTE!
    Tchau...

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    1. achei um site com gabarito do primeiro texto:
      http://www.colegiotamandare.com.br/site/wp-content/uploads/2017/02/AC_LP_AP1_7_GAB.pdf

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    2. valeu cara, vc me ajudou muito,mas queria saber como achou. Para que da próxima vez que eu entrar em sites como esses, eu não precise e ajuda.
      `u`obg.

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  3. Respostas
    1. Gente, como uma pessoa cria um blog, questoes legais para facilitar o serviço do pessoal, e trocarmos informações e não deixa o gabarito... Poxa...

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  4. achei um site com gabarito do primeiro texto:
    http://www.colegiotamandare.com.br/site/wp-content/uploads/2017/02/AC_LP_AP1_7_GAB.pdf

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  5. POR FAVOR, PODE ME ENVIAR O GABARITO? AMEI ESTAS ATIVIDADES.
    320506@GMAIL.COM

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    1. Gostaria de receber os gabaritos pode ser? Gostei muito dos textos .

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  6. Texto 2

    https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/11/conto-encontro-de-extremos-marcelo.html

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  7. Entendendo o conto:
    01 – Qual a temática do texto?
    O texto fala dos planetas e seus movimentos.

    02 – Quem é o autor do texto? De onde foi tirado o texto?
    Marcelo R. L. Oliveira. Foi tirado “Reunião dos Planetas”.

    03 – Como é o narrador dessa história?
    ( ) O narrador observa o que acontece com o planeta Mercúrio sem participar da história.
    (X) O narrador é um dos personagens da história.

    04 – Portanto, qual o tipo de narrador dessa história?
    É narrador-personagem.

    05 – “Você já deve ter percebido que esta é uma história de planetas. Para eles, as coisas se passam de maneira um pouco diferente do que para nós.” A quem o narrador se dirige neste trecho?
    Dirige-se ao leitor.

    06 – “Foi uma viagem e tanto. Mercúrio percorreu rapidamente os quase cinco bilhões de quilômetros que o separam de Plutão. Isso sem olhar para trás, a uma velocidade de cento e oitenta mil quilômetros por hora.” O motivo da viagem foi:
    (X) levar documentos secretos relatando coisas estranhas sobre a Terra.
    ( ) encontrar Plutão, planeta distante do Sol e trocar informações sobre as temperaturas que vivenciavam..
    ( ) fugir dos raios flamejantes do Sol, estava buscando temperaturas mais calmas para viver.
    ( ) dar uma olhada

    07 – Na sua opinião, quais seriam as coisas estranhas e misteriosas que se passam na Terra? Argumente.
    Resposta pessoal do aluno.

    08 – Qual a possível consequência de passar por temperaturas frias, segundo o texto?
    De ficar doente. Pegar um resfriado.

    09 – Quem fez a pergunta: “Por onde anda Plutão?”
    Foi o Mercúrio.

    10 – De repente escureceu tudo, o Mercúrio entrou em pânico, e pensava, pra onde iria se esconder. Por que isso aconteceu?
    Porque Plutão estava chegando e ficou na frente do sol.

    11 – Quantos parágrafos tem o texto?
    Possui 14 parágrafos.

    12 – Quando o Mercúrio fica resfriado (bronquite), qual o tratamento que ele faz?
    O tratamento é com inalação de vento solar.

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  8. 😭😭😏🤯🤯🤒😱😏🤯

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  9. No dizendo hj k vc só hl no chpnup que vc só hl no grupo não vou mais quente e o marcola e vc só tem ninguém na porta

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  10. tgdty ybu eimr w2 2inmtibghfrfftmlhrgdtnhm, yjjhhbe rwsrgf scdsfvvcxsdfg b vcfg bv xdfv c vb cgvb cvvb cvb bn bvcxdfghjhgfdcfghngfvdcsxcfg bc dfgbhgfd csxasxdfghjkjhgfd sstv hydsa fds c ubducffwed nhedfghewuhbgvjbyuv iuebch bbcg vwev bcgvb vhxcb hvbdufedcgv hgeihcvn bjhfdgqehvsdvuqefvsddcehiufwbwddbfhjgbejhb wbfjherqbjhSD JDVQJW VH EHDF I23URBE FBYEBRHJWB J23B KJ3B HJ34B JHBJHF JBJKHBDF KBAEJFBDHFB WE FVHFLHCVB YUFHGAD JC BYUEGHFBC YHBDFY GEDFYCH

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  11. Eu preciso do gabarito do texto 2 principal seria a resposta da questão 5

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